Marte

Introdução e características

Os povos da antiguidade, observando o céu à olho nu, deram o nome a estrela avermelhada de "Ares", que entre os romanos se chamava Marte.

Marte sempre despertou a imaginação humana de que poderia existir vida inteligente. Mas em 1964, os USA, enviaram a sonda espacial Mariner 4, o que detectou que não havia vestígios de civilização em Marte. Até hoje já foram enviadas várias sondas em direção à esse planeta.

Depois do globo terrestre vem o planeta Marte (4º planeta do sistema solar), o qual precisa de 687 dias para realizar o movimento de translação, a uma distância de 229 milhões de quilômetros do Sol. Seu dia, no entanto, tem duração semelhante ao nosso planeta: 24 horas e 37 minutos. Com um diâmetro de 6750 quilômetros, seu volume é sete vezes menor que o da Terra. Sua atmosfera é bastante rarefeita, enquanto a temperatura varia ao redor de 0º C. Atualmente é pesquisada a existência de alguma forma de vida em Marte.

Os satélites

Marte possui duas pequenas luas: Fobos, com 15 quilômetros de diâmetro, e Deimos, com 10.

Fobos está a quase 10 000 km de distância de Marte e leva 1/3 dia marciano para dar uma volta completa em torno do planeta. Deimos, que está a mais de 20 000 km de distância de Marte, leva mais de um dia para fazer esse movimento em torno de Marte.

Lua de Marte

Uma das luas de Marte.

Superfície

A superfície de Marte é extremamente acidentada e os vulcões são atualmente extintos. Cadeias de montanhas, crateras, extensas planícies desertas e grandes depressões compõem a maior parte da paisagem marciana. Em seus pólos, há grandes calotas brancas cujo tamanho varia no decorrer do tempo: no verão, essas calotas quase desaparecem e em outras épocas tomam grandes extensões do planeta. Essas calotas são feitas de gelo e "gás" carbônico sólido.

Existe água em Marte, mas devido à baixa temperatura do planeta (média de 0º C), esta se encontra basicamente em estado sólido, no subsolo e também nas calotas polares. A temperatura pode variar de + 22º C (durante o dia) e - 73º C (durante à noite - no equador).

Os ventos sopram a mais de 200km/h e erguem a poeira, dando um colorido rosa-acre. A intensa atividade eólica é atestada pela existência de campos de dunas.

Marte não apresenta campo magnético, mostrando que o ferro e o níquel não se apresentam no centro (como ocorre na Terra), supondo-se que o ferro esteja espalhado uniformemente por todo o planeta, explicando assim, a cor vermelha de Marte.

Marte.

Atmosfera

Sua atmosfera é composta por 95,3% de gás carbônico, 2,7% de nitrogênio, 1,6% de argônio e traços de oxigênio, óxido de carbono, vapor de água e de outros gases.

Características físicas

Características orbitais


Não encontrou? Pesquise abaixo!