Mercúrio

Características gerais

Com 4878 quilômetros de diâmetro (0,382 vezes o da Terra), Mercúrio é o menor planeta do sistema solar. Mas também, é o mais rápido e o mais próximo do sol, do qual dista quase 59 milhões de quilômetros. Mercúrio não tem satélites e sua distância até a Terra é de 91 700 000 km (mínima) ou 218 900 000 km (máxima). A atmosfera nesse planeta é bastante rarefeita, contendo Sódio e Potássio.

Movimento

A rotação (movimento em torno de si) do Mercúrio se faz em 58 dias e meio, o que representa exatamente dois terços do tempo que leva para dar uma volta em torno do Sol (88 dias). Esse fenômeno curioso é de natureza semelhante ao que se passa com a Lua, cujo período de rotação é igual ao de revolução em torno da Terra.

Mercúrio.

Atmosfera e superfície

A atmosfera reduz-se a um fluxo modesto de gases leves (hidrogênio, hélio), fornecidos permanentemente pelo vento solar e de gases inertes (argônio, neônio), provenientes provavelmente da expulsão de gases do solo sob a ação de minerais radioativos. A superfície está cheia de crateras, e vigoram variações consideráveis de temperatura (cerca de 600ºC) entre o dia e a noite.

Características físicas

Características orbitais


Não encontrou? Pesquise abaixo!