Netuno

Características

Sua existência foi deduzida pelo astrônomo francês Leverrier, em 1846, e comprovada logo depois pelo astrônomo alemão Galle. É o quarto planeta em tamanho, com 45.000 quilômetros de diâmetro. Netuno está a uma distância de 4 bilhões e 500 milhões de quilômetros do Sol e seu ano equivale a 165 anos terrestres. Realiza uma rotação a cada 15 horas e 48 minutos. O frio de sua superfície é intenso: calcula-se que a temperatura seja de cerca de 200º C abaixo de zero.

Netuno

Netuno é formado por uma densa atmosfera de hidrogênio, hélio e metano (este último absorve as radiações vermelhas e é responsável pela coloração azulada do planeta).

Satélites

Até 1989 eram conhecidos dois satélites de Netuno: Tritão e Nereida. Em agosto de 1989, a sonda norte-americana Voyager 2 passou a 4.800 km do planeta e, durante a aproximação, identificou mais seis satélites e cinco anéis formados de rochas e poeira.

Turbulências e manchas em Netuno

A Voyager 2 detectou turbulências na superfície de Netuno: nuvens semelhantes à cirrus (nuvens elevadas, de um branco sedoso, constituídas de finas partículas de gelo), que se deslocam a grandes velocidades e têm curta duração. No hemisfério sul, próximo ao equador, há uma grande mancha escura, semelhante à mancha vermelha de Júpiter, onde ocorrem fortes movimentos atmosféricos originários, ao que parece, do interior do planeta.

Campo magnético

O campo magnético de Netuno apresenta um eixo com inclinação de 50º em relação ao eixo de rotação e está deslocado c. 8.000 km. O equador magnético não passa pelo centro do planeta, o que constitui uma simetria única no sistema solar.

Características físicas

Características orbitais


Não encontrou? Pesquise abaixo!