Plutão

Características

Plutão é o planeta mais distante do Sol, do qual separam quase seis bilhões de quilômetros. Sua temperatura é por isso baixíssima: aproximadamente 230º C abaixo de zero.

Menor que a Terra, seu diâmetro e sua massa são mal conhecidos. Gira a uma velocidade de 4,7 km/s e para completar uma volta em torno do Sol demora quase dois séculos e meio (precisamente 248 anos).

Superfície e estrutura

Localizado apenas em 1930, é o menos conhecido dos planetas, em razão de sua distância e de seu pequeno tamanho (2.000 a 2.300 km de diâmetro), é o menor dos planetas exteriores do sistema solar. Sua densidade é próxima à da água. Parece ser em grande parte, recoberto de metano congelado, mas certas observações sugerem também a presença de silicatos na superfície. Sua estrutura comporta um núcleo rochoso recoberto por um grande manto de gelo, ao qual se sobrepõe a crosta de metano congelado.

Plutão.

O satélite Caronte

Em certos períodos, Plutão cruza a órbita de Netuno (como mostra a figura abaixo), tornando-se então, mais próximo do Sol que este último. Em 1978, o interesse por Plutão aumentou quando foi descoberto um satélite, Caronte, de dimensões consideráveis face ao tamanho do próprio planeta. Entre 1985 e 1990, foi possível observar melhor o satélite, pois a Terra se encontrava no mesmo plano de sua órbita, o que só ocorrerá novamente no século XXII.

Órbita de Plutão - cruzando a órbita de Netuno

Características físicas

Características orbitais


Não encontrou? Pesquise abaixo!