Saturno

Características

Saturno é o sexto dos planetas do sistema solar, é o segundo maior depois de Júpiter, pela massa e volume, e é o menos denso de todos os planetas. Leva 29 anos para completar ao movimento de translação (em torno do Sol), e gira sobre si mesmo em 10 horas e 14 minutos.

Saturno não possui superfície sólida e é envolvido por uma atmosfera densa, à base de hidrogênio e hélio, aos quais se juntam metano e amônia, que são provavelmente os componentes presentes em proporção maior nas nuvens. A temperatura é aproximadamente de -180ºC. No centro de Saturno existiria um núcleo denso, rochoso, de aproximadamente 12.000 km de raio.

Saturno.

Campo magnético

Saturno possui campo magnético, descoberto em 1979 pela sonda Pioneer XI, cujo eixo se confunde praticamente com o eixo de rotação do planeta.

Anéis

Ele tem um vasto sistema de anéis que o circunda. Esse sistema estende-se no plano equatorial do planeta por mais de 300.000 km do centro de Saturno, mas com uma espessura inferior a 1 km. Os anéis são constituídos por blocos de gelo "sujo" (gelo misturado com poeira, fragmentos minerais, etc.), que gravitam independentemente em órbitas próximas como uma multidão de pequenos satélites.

Anéis de Saturno.

Satélites

Saturno tem mais de 20 luas (satélites), a maior delas se chama Titã. Ela é maior que Mercúrio e Plutão e bem maior que a Lua. Titã tem um diâmetro de mais de 5.000 km. Veja a foto de Titã logo abaixo.

Lua de Saturno - Titã

Características físicas

Características orbitais


Não encontrou? Pesquise abaixo!