Urano

Características

Urano tem 47.000 quilômetros de diâmetro e é o terceiro planeta de nosso sistema solar quanto ao tamanho. Dista do Sol cerca de 2 bilhões e 870 milhões de quilômetros. Gasta 84 anos para completar um movimento de translação (em torno do Sol), e seu dia tem 10 horas e 42 minutos, sendo que cada um de seus pólos, fica 42 anos exposto ao sol, isso ocorre por que Urano gira em torno de um eixo situado praticamente no plano de sua órbita.

A temperatura da superfície oscila em torno de 185º C abaixo de zero e sua atmosfera é densa. Urano era desconhecido dos povos antigos e só foi descoberto em 1981 por Sir William Herschel. Visto ao telescópio parece um disco verde-azulado. Possui um campo magnético.

Atmosfera

Apresenta diâmetro de 51120 km. Foi bem mais estudado a partir dos dados obtidos pela sonda norte-americana Voyager 2, em 1986. Sua atmosfera é constituída sobretudo por hidrogênio, contém aproximadamente 12% de hélio e pequena proporção de metano sob forma de nuvens.

Satélites e anéis

Tem cinco satélites: Titânia, Oberon, Ariel, Umbriel e Miranda. Possui mais 10 outros satélites, cujo diâmetro varia entre 40 a 170 km.

Foram descobertos nove anéis de matéria sólida, elípticos, muito finos (20 a 30 m de espessura) e muito estreitos (1 a 10 km de largura, salvo para o mais externo, cuja largura varia de 20 a 100 km). Já foi identificado mais dois anéis, um muito mais largo (2.500 km) e difuso. Todos esses anéis são muito escuros como a superfície dos satélites e constituídos, sem dúvida, de matéria carbônica.

Abaixo, verifica-se uma das luas de Urano.

Uma das luas de Urano.

Características físicas

Características orbitais


Não encontrou? Pesquise abaixo!