Vênus

Características

Vênus é o segundo planeta mais próximo do Sol (108 milhões de quilômetros), situado entre Mercúrio e Terra. Visto da Terra, é o astro mais luminoso, depois do Sol e da Lua. É a primeira "estrela" a brilhar ao anoitecer, e é chamada popularmente de Estrela Vésper, Estrela Vespertina, Estrela Matutina, Estrela d'Alva ou Estrela do Pastor.

Em tamanho, assemelha-se à Terra, com 12 300 quilômetros de diâmetro. Alguns astrônomos acreditam que, apesar da atmosfera rarefeita, poderia conter formas de vida. Ele gira em torno de si em 117 dias terrestres, mas em sentido inverso ao dos outros planetas. O movimento de translação, a 35 km/s, leva 225 dias.

Nuvens

Vênus está circundado por permanentes nuvens de gás carbono (96,5%), gás que retém boa parte do calor solar, e nitrogênio (3,5%). Lembra bastante uma estufa cheia de vapor, tendo a temperatura muito superior à da Terra. Essas nuvens de gás carbônico se estendem entre 50 e 70km de altitude e se subdividem em três camadas. A camada superior é constituída principalmente por gotículas de ácido sulfúrico em solução aquosa. Nas camadas inferiores, essas gotículas produzem precipitações de ácido sulfúrico que se evaporam bem antes de atingir a superfície, formando uma região de bruma sulfúrica por debaixo das nuvens.

Vênus.

Sua alta temperatura é explicada por causa do efeito estufa, devido à elevada concentração de gás carbônico.

Superfície

Aproximadamente 70% da superfície é constituída por planícies, 8% por regiões montanhosas e planaltos elevados e 22% por depressões. Os cumes mais altos chegam a 11000 metros (montes Maxwell). Há diversas crateras resultantes do impacto de asteróides, todas com mais de 3 km de diâmetro. Sua estrutura interna é semelhante ao da Terra, mas a crosta é constituída por um bloco único.

Com tantos lançamentos espaciais, mostrou que a superfície de Vênus é sólida e rochosa (cinzenta e de vários tamanhos). Assemelha-se ao granito terrestre na composição de elementos radioativos, pois contém 0,0002% de urânio, 4% de potássio e 0,00065% de tório. As temperaturas máximas registradas foram de 270º C a 475º C. A pressão atmosférica é bastante alta (90 a 140 atm). A possibilidade de vida ainda é um enigma. Há quem defenda a existência de bactérias, iguais às observadas na Terra a temperaturas de 130º C.

Sondas espaciais enviadas

O primeiro satélite a ser lançado em direção à Vênus foi o Pioneer V, que partiu de Cabo Kennedy em 11 de março de 1960. O satélite seguiu o rumo previsto, mas seus instrumentos deixaram de transmitir após algumas semanas de vôo. O mesmo aconteceu com a sonda soviética Vênus I, lançada em 1962. O Mariner I, norte americano, explodiu na hora do lançamento.

Finalmente, em 27 de Agosto de 1962, foi lançado o Mariner II, primeira sonda terrestre a cobrir os 42 milhões de km, aproximadamente, que separam a Terra de Vênus. As medições revelaram um imenso forno: a temperatura de Vênus seria superior à capacidade máxima de medição dos instrumentos (250ºC), mas isso não foi visto com certeza, sendo que as partículas elétricas do planeta procedentes do Sol superexcitaram os gases atmosféricos do planeta e "enganaram" a sonda, que teria detectado uma temperatura mais elevada que a real.

Em Novembro de 1965, os soviéticos lançaram três naves espaciais. Uma delas fracassou. Outra, a Vênus 2, parou de enviar informações poucos dias antes de passar pelo planeta. A Vênus 3 desintegrou-se nas altas camadas da atmosfera de Vênus. Mas os Russos não desistiram... Em 1967 lançaram a Vênus 4 e, após 4 meses, confirmou as descobertas feitas pelo Mariner II.

Depois, a Vênus 5, 6, 7e 8 também foram à Vênus. Em Fevereiro de 1974, os norte-americanos lançaram a Mariner X, que bateu 3400 fotos tiradas de quase 6000 km de distância.

Desde 1990, a sonda norte-americana Magalhães está em órbita no planeta, enviando à Terra, imagens de radar. No final de 1991, mais de 70% da superfície do planeta já havia sido mapeados.

Superfície de Vênus

Superfície de Vênus.

Características físicas de Vênus

Características orbitais


Não encontrou? Pesquise abaixo!