Principais Vitaminas


Vitaminas Uso no corpo Deficiência Principais fontes
A (vitamina da visão) Crescimento, funcionamento normal dos olhos, nariz, boca, ouvido e pulmões. Previne resfriados e várias infecções. Evita a "cegueira noturna" Cegueira noturna, xeroftalmina, "olhos secos" em crianças, cegueira total. Vegetais amarelos (cenoura, abóbora, batata doce, milho), pêssego, nectarina, abricó, gema de ovo, manteiga, fígado.
B2 (riboflavina) Auxilia a oxidação dos alimentos. Essencial à respiração celular. Mantém a tonalidade saudável da pele. Atua na coordenação motora. Ruptura da mucosa da boca, lábios, língua e das bochechas. Vegetais de folhas (couve, repolho, espinafre etc.), carnes magras, fermento de padaria, fígado e leite.
B1 (tiamina) Auxilia a oxidação dos carboidratos. Estimula o apetite. Mantém o tônus muscular e o bom funcionamento do sistema nervoso. Previne o Beribéri. Perda do apetite, fadiga muscular, nervosismo, beribéri. Cereais na forma integral e pães, feijão, fígado, carne de porco, ovos, fermento de padaria, vegetais de folhas.
B (PP) (niacina) Mantém o tônus nervoso e muscular e o bom funcionamento do aparelho digestivo. Previne a pelagra. Inércia e falta de energia, nervosismo extremo, distúrbios digestivos, pelagra Levedo de cerveja, carnes magras, ovos, fígado, leite.
B6 ( piridoxina) Auxilia a oxidação dos alimentos. Mantém a pele saudável. Doenças da pele, distúrbios nervosos, inércia e extrema apatia Levedo de cerveja, cereais integrais, carnes magras, peixe, fígado, leite.
C Previne infecções. Mantém a integridade dos vasos sanguíneos e a saúde dos dentes. Previne o Escorbuto. Inércia e fadiga em adultos, insônia e nervosismo em crianças, sangramentos da gengiva, dores nas juntas, dentes alterados, escorbuto. Frutas cítricas (limão, lima, laranja), tomate, couve, pimentão, repolho e outros vegetais de folha.
D* Atua no metabolismo do cálcio e do fósforo. Mantém os ossos e os dentes em bom estado. Previne o raquitismo. Problemas nos dentes, ossos fracos, contribui para os sintomas da artrite, raquitismo. Óleo de fígado de bacalhau, fígado, gema de ovo.
E Promove a fertilidade. Previne o aborto. Atua no sistema nervoso involuntário, no sistema muscular e nos músculos involuntários. Esterilidade do macho, aborto. Óleo de germe de trigo, carnes magras, laticínios, alface, óleo de amendoim.
K Atua na coagulação do sangue. Previne hemorragias. Hemorragias Vegetais verdes, tomate, castanha.

Sol: Fonte de Vitamina D.

A vitamina D não é encontrada pronta na maioria dos alimentos; estes contêm um percussor que se transforma na vitamina quando exposto aos raios ultravioleta da luz solar. Obs.: Sol até as 10 da manhã ou após as 15 horas.


Não encontrou? Pesquise abaixo!