Biodiversidade

Biodiversidade é o termo utilizado para designar a variedade de seres vivos, animais e vegetais, existentes no planeta, referindo-se também à diversidade de ecossistemas e à diversidade genética.

A preservação da diversidade biológica do planeta é fundamental para a sobrevivência da própria espécie humana, já que condiciona não só a disponibilidade de matérias-primas e alimentos, como também a proteção do solo e o controle do clima.

Os cientistas ainda não conhecem todas as espécies de animais e vegetais do planeta. Já foram descritas 1,4 milhão delas, mas estima-se que o total pode chegar a um número entre 5 e 30 milhões. Os invertebrados, especialmente insetos, são as espécies mais numerosas. Os bichos maiores, como os vertebrados, são os mais conhecidos.

Mais da metade das espécies vivas do planeta se encontram nas florestas tropicais. Estas cobrem cerca de 2% da superfície terrestre e formam um anel em torno da linha do equador, entre os dois trópicos, cobrindo áreas sobretudo do Brasil, México, Indonésia, Zaire e Madagascar.

A cada dia, cerca de 300km² de florestas tropicais são eliminadas da face da Terra pelos desmatamento, queimadas, extração de carvão vegetal, abate indiscriminado de árvores para obtenção de matérias-primas, pela agricultura intensiva, poluição, urbanização desordenada. Por causa desses fatores muitas espécies de vegetais e animais desapareceram e estão desaparecendo (cerca de mil por ano), antes mesmo de serem descobertas pelo homem.

Leia também


Fonte: Vivência e descoberta em geografia, 7ª série / Scarbelli & Darós - Ed. renov. - São Paulo : FTD, 1996.

Não encontrou? Pesquise abaixo!