Desenvolvimento Sustentável

Desenvolvimento sustentável é o desafio de conciliar progresso e ecologia. É o ecodesenvolvimento. É aquele desenvolvimento que atende às necessidades da geração atual sem comprometer a sobrevivência das gerações futuras.

Uma das chaves do desenvolvimento sustentável é a educação ambiental. Essa educação deve basear-se no fato de que a biosfera (solos, água e ar) tem capacidade limitada e as ações do homem podem acarretar modificações nefastas à saúde e à segurança das populações. Essa educação deve demonstrar que, para se desenvolver, todo ser humano depende das condições de seu meio ambiente, e deve acentuar que nenhuma geração pode arrogar-se o direito de destruir os elementos necessários à sobrevivência da geração seguinte.

“Os recursos a serem investidos na conservação ambiental poderiam ser conseguidos mediante solidariedade internacional: por exemplo, substituindo gastos militares por investimentos em meio ambiente, ou estabelecendo um imposto mundial sobre a fabricação e consumo de produtos poluentes, ou criando um fundo mundial de proteção da atmosfera. Os recursos desse fundo viriam de impostos sobre a emissão de dióxido de carbono e outros gases causadores do efeito estufa. Esse fundo permitiria aperfeiçoar sistemas energéticos menos poluentes, e garantiria também uma partilha mais justa dos custos de despoluir o meio ambiente e proteger a diversidade biológica.” (Berns von Droste, da Unesco)

Desenvolvimento sustentável é a continuidade do progresso científico, econômico e social da humanidade sem prejuízos graves à natureza e a manutenção dos recursos para as gerações futuras.

Leia também


Fonte: Vivência e descoberta em geografia, 7ª série / Scarbelli & Darós - Ed. renov. - São Paulo : FTD, 1996.

Não encontrou? Pesquise abaixo!