O Papel do Gestor na Contribuição de uma Escola Eficaz

* Autor: Gelison Rony França de Jesus | Publicado em 29/06/2009


RESUMO

Na organização escolar faz-se presente agentes que possuem uma missão centrada na formação plena de indivíduos tornando-os incomparáveis e insubstituíveis nesse mundo distorcido. À frente desses agentes educacionais, está à pessoa do gestor, que possui uma responsabilidade significativa, pois de acordo com o desempenho de seu papel exerce forte influência, tanto positiva como negativa, sobre todos os outros. Através do estudo realizado, buscou-se compreender e pontuar o papel do gestor na contribuição de uma escola eficaz, bem como analisar as características, desafios e caminhos norteadores que cooperam para o desenvolvimento da capacidade de liderança e competência técnica do gestor educacional para edificar uma escola de qualidade, através de pesquisas e consultas bibliográficas, tendo como suporte as idéias de Ferreira (2006), Myrtes (1979) e Libâneo (2003), complementadas por Lück (2005), Fullan (2000), Paro (1996) e Chiavenato (1997). Tem-se a intenção de verificar a atuação do gestor frente a uma escola de qualidade. Enfim, através deste trabalho, tornou-se possível analisar que o trabalho do gestor objetivando uma escola de qualidade é amplo, porém não é inatingível.   

Palavras-chave: Gestor educacional; Escola eficaz; Competências; Democracia.

1 INTRODUÇÃO

 A construção desse trabalho visa reconhecer o papel do gestor na contribuição para tornar uma escola eficaz, enfatizando suas ações na área pedagógica.

A educação é considerada uma das áreas mais importante para a sociedade, tendo assim uma nobre tarefa a desempenhar. Porém, a escola como qualquer outra instituição precisa ser bem administrada e tem na figura do seu gestor o responsável pelas ações desenvolvidas.

Uma gestão eficaz consiste, portanto, na garantia do processo de formação humana e, também, de uma escola eficiente. Daí surgem os seguintes questionamentos: tendo o gestor consciência do seu papel enquanto representante de uma instituição de ensino, tem ele contribuído para a eficácia de uma escola? Quais são as reais atribuições de um gestor na direção de uma escola eficaz?

Buscou-se responder a estas perguntas e no intuito ainda maior de definir tais atribuições desse personagem no processo de educação, esta pesquisa pautou-se em alguns autores, como: Ferreira (2006), Myrtes (1979) e Libâneo (2003), através de uma revisão bibliográfica, pontuando conceitos, referenciais históricas e reflexões que embasam este trabalho monográfico e que responderam aos objetivos referidos inicialmente quanto ao estudo da temática, concomitante com a perspectiva de compreender os critérios indicadores de qualidade para o desenvolvimento eficaz de uma escola, reconhecendo esses critérios para delinear o papel do gestor nesta construção firmando os caminhos que norteiam esse processo.

A partir da metodologia referida para a abordagem do tema, este trabalho encontra-se dividido em três seções as quais serão descritas a seguir:

A primeira seção apresentou a gestão educacional dentro das perspectivas históricas, conceituando a gestão tanto no aspecto administrativo, quanto no aspecto pedagógico.

Na segunda seção, foram abordados os pressupostos para uma construção coletiva de uma escola eficaz, bem como suas características e caminhos norteadores.

Já a terceira seção, descreveu as contribuições do gestor frente a uma escola eficaz, seus desafios e dificuldades a serem superados, enfatizando a respeito do processo da gestão participativa e democrática.

Considerando as dificuldades de gerir uma escola em virtude de vários fatores correspondentes com procedimentos relativos a esse processo, esperou-se que as idéias explicitadas aqui forneçam pontos norteadores para os educadores que pesquisam e têm interesse pelo assunto, ajudando-os a superar desafios nessa área.

» Baixe o artigo completo para continuar lendo.

Gelison* Nome: Gelison Rony França de Jesus
E-mail : gelisrony@hotmail.com
Pedagogo formado pela faculdade adventista da Bahia, pós-graduando em pedagogia escolar pelo Instituto Superior de Educação Programus.



Não encontrou? Pesquise abaixo!